Como renovar o AVCB do seu edifício?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento extremamente importante para atestar a segurança de um edifício.

É um documento análogo ao alvará de funcionamento, só que do ponto de vista de segurança contra incêndios. O Corpo de Bombeiros atesta que aquele local tem um projeto de incêndio efetivo.

Contudo, não é incomum que os gestores esqueçam da renovação desse documento.

Nesse sentido, preparamos um rápido passo a passo para que você entenda como renovar o seu AVCB.

Como emitir ou renovar o AVCB em São Paulo

É importante entendermos quais são os principais critérios a serem adotados para a emissão e renovação do AVCB. Primeiramente, devemos realizar o Projeto de Incêndio PPCI, ou seja, antes de solicitar a permissão de funcionamento do Corpo de Bombeiros é necessário produzir um documento que demonstre que a edificação cumpre com todos os requisitos mínimos de segurança.

Falaremos mais sobre esses detalhes no próximo tópico.

Encaminhar o projeto para os Bombeiros

Uma vez que você tenha preparado o projeto, está na hora de enviar para análise do Corpo de Bombeiros. Este determinará o prazo para a execução e vistoria.

Nesse sentido, é importante garantir que todos os pontos presentes nas normativas técnicas tenham sido levadas em consideração.

É um trabalho muito técnico e que demanda um olhar especialista para garantir que tudas as dezenas de normas estejam aplicadas corretamente em seu edifício.

Vistoria no local

O próximo passo, após executar o que está no projeto, é receber um oficial dos Bombeiros a fim de realizar uma vistoria no local, confirmando a regularidade dos itens de segurança apresentados.

Principais questões sobre a renovação do AVCB

O passo a passo é simples, porém os detalhes a respeito do Projeto de Incêndio e outros detalhes da renovação ou emissão do AVCB não são.

Por isso separamos as principais questões sobre esse processo para que você compreenda melhor.

O que é um projeto de incêndio?

É um projeto de segurança com objetivo de garantir as condições mínimas para salvar vidas no caso de incêndios. Não somente, também objetiva preservar o patrimônio material e cultural ali presentes.

O que consta em um projeto de incêndio:

  • Luzes de emergência;
  • Portas corta fogo e saídas de emergência;
  • Sinalização de emergência;
  • Disposição e tipos de extintores;
  • Hidrantes, sprinklers, mangueiras contra incêndio; etc.

Quem precisa do AVCB?

Todo e qualquer prédio comercial e edificações com mais de uma residência necessitam do AVCB.

Somente locais onde há somente uma residência estão isentos dessa obrigação.

Há consequências para quem não tem o avcb?

Não contar com esse documento pode acarretar diversas consequências para o gestor do edifício.

Começando pela impossibilidade de emitir o Alvará de Funcionamento, contratar uma apólice de seguro e até mesmo multas.

Vale a pena contar com uma assessoria?

Como dissemos, o processo para elaboração de um Projeto de Incêndio não é simples e contar com olhos treinados para identificar as necessidades de segurança do seu edifício faz toda a diferença.

Isso evita retrabalhos, gastos desnecessários e até mesmo problemas futuros com vistorias que podem levar a multa.

Seguir todas as recomendações do Corpo de Bombeiros de São Paulo pode parecer uma missão bem complicada e complexa, mas para nós, que somos especialistas, é tão somente parte de nosso dia a dia. Portanto, que tal contar com uma assessoria que entende o que faz para te auxiliar na emissão e renovação do seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros).

Nós aqui da A5S estamos esperando o seu contato desde já, para que juntos possamos dar este importante passo em seu empreendimento.

Para maiores informações sobre a A5S Laudos e Engenharia entre em contato conosco pelo site www.a5s.com.br ou pelo telefone (011) 98788–8954 ou (011) 2323-8983.

Voltar ao Blog SOLICITE UM ORÇAMENTO