Sprinklers – Chuveiros Automáticos – Projeto, Instalação e Manutenção

Somos uma empresa especializada em projeto, instalação e manutenção de chuveiros automáticos (Sprinklers). Nosso propósito com esse conteúdo é informá-los sobre o funcionamento e a importância dos sprinklers para o combate a incêndio.

Os sprinklers ou também conhecidos como chuveiro automático é um sistema de extinção de fogo que combate um incêndio automaticamente, de forma rápida e eficaz.

Os irrigadores protegem edifícios e pessoas contra os efeitos do fogo, permitindo evacuação segura e minimizando a interrupção dos processos de negócios.

O desenvolvimento do primeiro sistema de sprinklers foi criado em meados do século passado.

Essa tecnologia surgiu da indústria têxtil americana, que muitas vezes sofreu incêndios devastadores devido ao algodão material altamente inflamável.

Através da instalação de uma rede de tubulação aberta que poderia ser pressurizada manualmente com água em caso de incêndio, vidas e máquinas poderiam ser protegidos efetivamente pela primeira vez.

Ao longo dos anos, uma ampla gama de chuveiros automáticos foi desenvolvida e implementada com sucesso em muitas áreas diferentes.

Onde os Sprinklers podem ser aplicados?

Os Sprinklers são usados para proteger grandes áreas, como armazéns, indústrias, edifícios e plantas de produção. Os bocais ou bicos são sensíveis à temperatura e distribuem água pelo espaço, fornecida por uma rede de tubos e bombas poderosas.

Isso permite que um incêndio seja extinto ou controlado em um estágio inicial até que os bombeiros cheguem.

Projeto de chuveiros automáticos (sprinklers)

Para realizar um projeto de chuveiros automáticos (sprinklers) é necessário a contratação de uma empresa especializada como a A5S Laudos e Engenharia.

Projetos de chuveiros automáticos são complexos e precisam estar dentro das normas e padrões estabelecidos pelo Corpo de bombeiros. As Instruções técnicas que regulamentam esse tipo de projeto no Brasil são: IT-23/2019  e  IT-24/2019.

Em alguns casos, esse sistemas é necessário para a aprovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), porém para CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros) não é necessário a utilização.

Basicamente como funciona o sistema de sprinklers:

  • Redes de tubulação equipadas com bicos fechados;
  • Os bicos / bocais abrem separadamente quando aquecidos pelo fogo ou gases de gripe quente;
  • A extinção da água é pulverizada seletivamente na origem do fogo;
  • A água também é pulverizada na área circundante e, portanto, evita que o fogo se espalhe;
  • Apenas um certo número de irrigadores se abre – a fonte do fogo é trazida sob controle e muitas vezes extinta;
  • O efeito de resfriamento da água – extração de grandes quantidades de calor – conversão em vapor.
Sprinklers - Bicos

Sprinklers – Os 4 estágios dos bicos

O que considerar antes da instalação dos Chuveiros automáticos (Sprinklers)

A instalação dos Chuveiros automáticos (Sprinklers) são um elemento essencial em qualquer edifício residencial ou comercial. Eles são úteis quando surtos de fogo ocorrem, pois evitam que se espalhe e cause danos significativos.

No mercado existe com uma ampla gama de tipos de sistema de aspersão de fogo. Abaixo estão alguns fatores a serem considerados ao instalar os sistemas de sprinklers em seu prédio comercial ou residencial.

O tipo de sistemas de irrigação de incêndio (Chuveiros Automáticos)

Este é um dos fatores mais importantes a serem considerados antes de instalar sistemas de Sprinklers (aspersão de incêndio) em um local residencial ou comercial. Existem quatro tipos principais de sistemas de aspersão de incêndio no mercado. Eles são:

Aspersores de tubulação molhada, quando instalar esse sistema de sprinklers

Estes são os tipos mais comuns. São ideais para serem instalados edifícios residenciais e comerciais. Com este tipo de irrigador, a água fria é armazenada sob pressão dentro dos tubos. Em seguida, é liberado imediatamente através de cabeças de aspersão. Isso acontece imediatamente quando o nível de temperatura predeterminado é atingido.

Irrigadores de tubulação seca, quando instalar esse sistema de chuveiro automático

Estes levam mais tempo para serem ativados. Eles são ideais para serem instalados em edifícios comerciais como fábricas que são propensos a problemas como congelamento de tubos e rajadas.

Em vez de água, os tubos são preenchidos com gás nitrogênio ou ar pressurizado. Eles estão, no entanto, conectados a um tanque de armazenamento ou ao tanque de água principal. Quando ocorre um incêndio, o ar vaza dos canos, fazendo com que a água do tanque passe pelos canos até as cabeças do aspersor.

Dilúvio, quando instalar esse sistema de sprinklers

Esses tipos de irrigadores de incêndio são ideais para áreas como baias de carregamento de armazéns, onde há chances de danos causados por fogo rápido. Com este tipo de irrigadores de fogo, um bocal é aberto o tempo todo, tornando-o o tipo de ativação mais rápido. Um alarme de incêndio geralmente os aciona. Uma vez ativado, uma válvula de água é liberada, e o irrigador imediatamente se apaga.

Pré-ação, quando instalar esse sistema de chuveiro automático

Este sistema de sprinklers combina os efeitos dos irrigadores de fogo de tubulação molhados e secos. São ideais em lugares propensos a danos causados pela água. Portanto, com este tipo de irrigadores de fogo, a água não é armazenada dentro dos tubos até que o sistema detecte um incêndio.

Quando um incêndio é detectado, a água é imediatamente liberada nos canos e polvilhada através da cabeça. Independentemente disso, o tempo de resposta é extremamente rápido, tornando-o uma opção segura para áreas comerciais.

Ao escolher o tipo certo de aspersor de fogo, você deve considerar o funcionamento, os benefícios e desvantagens de cada tipo.

Você também tem que considerar a área onde você deseja instalar o sistema. Por exemplo, você pode usá-lo em um edifício residencial, um aspersor de fogo molhado seria ideal, e dilúvio seria adequado para áreas comerciais.

Outro fator significativo a considerar antes de instalar um sistema de sprinklers (aspersão de incêndio) é o tipo de cabeça de aspersão. Uma cabeça de aspersão é o componente do sistema cujo papel é descarregar água quando um incêndio é detectado.

A principal diferença entre as várias cabeças de aspersão está na forma como o mecanismo de gatilho funciona. Cabeças de aspersão ideais para áreas residenciais são aquelas que estão conectadas ao teto de onde a água é descarregada. Estas são conhecidas como cabeças convencionais de aspersor de fogo.

Sistema de Sprinklers

Sistema de Sprinklers

Manutenção da rede de Chuveiros automáticos (Sprinklers)

Manter inspeções regulares, testes e manutenção de sprinklers em edifícios é vital para garantir o bom funcionamento.

O Código Internacional de Construção (IBC) e o NFPA 101: Life Safety Code (LSC) são códigos específicos que ditam os sistemas ativos de proteção contra incêndio necessários para edifícios baseados no tipo de ocupação e metragem quadrada.

As disposições de código de construção publicadas pelo International Code Council (ICC) e pela National Fire Protection Association (NFPA) descrevem os requisitos mínimos de construção e segurança de vida para estruturas baseadas no uso e no tamanho das redes de sprinklers.

Os sistemas ativos de proteção contra incêndio incluem: sprinklers, sistemas de detecção e alarme de incêndio; sistemas de controle de fumaça; e outros que detectam um incêndio, alertam os ocupantes e/ou ajudam a controlar ou apagar um incêndio.

Embora considerado um sistema ativo, os chuveiros automáticos podem ser percebidos como uma forma invisível de proteção após seu teste de instalação e aceitação, aquele em que você “o define e esquece”.

A NFPA 25, a Norma para Inspeção, Testes, Instalação e Manutenção dos sprinklers de Proteção contra Incêndios À Base de Água, exige inspeções mensais, trimestrais, semestrais e anuais e testes para sistemas de chuveiros automáticos.

A NFPA 25 observa que a responsabilidade recai sobre o proprietário do prédio ou representante designado para garantir que as inspeções e testes dos sistemas de sprinklers necessários seja cumprido.

Enquanto uma empresa especializada como a A5S Laudos e Engenharia pode ser contratada para a inspeção real ou para realizar testes, o ônus final é sobre o proprietário do prédio. É importante realizar inspeções visuais no sistema de sprinklers com frequência, não só quando há uma deficiência aparente.

Os problemas a procurar incluem vazamentos, objetos estranhos amarrados em sprinklers e tubulação de aspersão. Por exemplo, um pano enrolado em torno de um encaixe vazado não é uma solução apropriada. Inspeções visuais podem ser conduzidas por funcionários das instalações e não necessariamente exigem a contratação de um contratante.

A NFPA 25 exige que o ITM seja realizado por pessoal qualificado, o que nem sempre significa licenciado, mas significa que os funcionários devem ser treinados para identificar falhar visuais na rede de sprinklers.

O pessoal treinado é capaz de realizar uma série de tarefas itm (inspeção e manutenção na rede de sprinklers).

Com o mínimo de treinamento, a equipe de instalações, pode realizar inspeções visuais para verificar a sinalização visível na casa de bombas dos chuveiros automáticos, vazamentos, corrosão em sprinklers, danos físicos, perda de fluido em lâmpadas de vidro e tinta nas cabeças do aspersor.

Muitas vezes, cabeças de aspersão danificadas podem ser negligenciadas ou descartadas, mas os defletores dobrados podem afetar severamente o padrão de distribuição de água e a eficácia do aspersor / rede de sprinklers.

A tinta nos irrigadores é uma das maiores deficiências encontradas na realização de uma inspeção visual. Semelhante aos detectores de fumaça, as cabeças de aspersão devem ser cobertas onde a pintura é conduzida.

A tinta pode isolar o elemento térmico do aspersor, afetando o funcionamento da rede de chuveiros automáticos.

Além disso, uma inspeção visual deve garantir que tubos e irrigadores não estejam exibindo vazamentos e que os irrigadores de reposição sejam fornecidos.

Para testes necessários do sistema de sprinklers pela NBR 10897, recomenda-se envolver um profissional. Como os sistemas de sprinklers podem permanecer ociosos por anos, o teste e a manutenção são os principais métodos de verificação do desempenho.

Para inspeções, testes e manutenção gerenciados por um contratante, recomenda-se que a administração das instalações audite ocasionalmente o contrato de serviço para garantir que os requisitos NBR 10897 sejam atendidos.

É também uma oportunidade para garantir que as tarefas de inspeção tratadas internamente sejam excluídas. Acompanhe as inspeções mensais, trimestrais, semestrais e anuais. Se um evento ocorrer, ter os documentos à mão pode evitar problemas legais.

Sistemas de sprinklers são um recurso de segurança de vida encontrado em quase todos os edifícios comerciais. Mas, um sistema que não foi feita a manutenção oferece uma falsa sensação de segurança.

A única maneira de obter conformidade é realizar inspeções, testes, manutenções e instalações dos sprinklers com uma empresa especializada como A5S Laudos e Engenharia.

Sprinklers - Aspersores

Sprinklers – Aspersores

A Fonte de Abastecimento de Água para o sistema de sprinklers

Você também precisa considerar a fonte do abastecimento de água para o sistema de sprinklers. Algumas fontes aceitáveis de abastecimento de água que você pode usar para o seu sistema são um tanque elevado e um tanque de pressão que atende aos padrões de um vaso de pressão.

Ele deve apresentar uma fonte de pressão adequada, uma fonte de armazenamento de água conectada a uma bomba para operação. Você também pode usar um poço que vem com uma bomba para garantir pressão e capacidade suficientes para as demandas do sistema ou um sistema confiável de águas com uma bomba automatizada.

Essa fonte também é utilizada para abastecer a rede de hidrantes e mangotinhos.

Chuveiro Automático - Manutenção

Chuveiro Automático – Manutenção

Existem outros meios para mitigar incêndio?

Sim. Abaixo vamos descrever uma lista deles:

  • Projeto de combate a incêndio (AVCB ou CLCB);
  • Rede de hidrantes;
  • Rede de mangotinhos;
  • Central de alarme de incêndio;
  • Treinamento para a brigada de incêndio.