O que é um Plano de Emergência?

O plano de emergência é um documento que tem como objetivo detalhar os riscos de incêndio e os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio. O documento deve ser elaborado por escrito.

Para se elaborar o plano de emergência é necessário realizar uma análise dos riscos de incêndio, relacioná-los e identificar em uma planta de risco de incêndio. Deve ser realizado por um profissional capacitado.

É necessário a apresentação do plano de emergência e planta de risco no processo de análise do projeto do AVCB e no ato da vistoria.

O plano de emergência deve conter as seguintes informações:

  • Construção (alvenaria, concreto, metálica, madeira etc.);
  • Ocupação (industrial, comercial, residencial, escolar etc.);
  • População total e por setor, área e andar (fixa, flutuante, características, cultura etc.);
  • Característica de funcionamento (horários e turnos de trabalho e os dias e horários fora do expediente);
  • Característica de funcionamento (horários e turnos de trabalho e os dias e horários fora do expediente);
  • Pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • Recursos humanos (brigada de incêndio, brigada profissionais, grupos de apoio etc.) e materiais existentes (saídas de emergência, sistema de hidrantes, chuveiros automáticos, sistema de detecção de incêndio, sistema de espuma mecânica e de resfriamento, escadas pressurizadas, grupo moto gerador;

No plano de emergência é necessário a apresentação de uma planta de risco. Essa planta tem como objetivo facilitar o local pelas equipes de emergência e dos ocupantes da edificação. A planta de risco de incêndio deve estar na entrada da edificação, deve ter formato eletrônico ou impressa nos tamanhos A2, A3 ou A4.

Para maiores esclarecimentos como realizar o seu plano de emergência nós da A5S Laudos e Engenharia podemos te auxiliar em todo o processo de adequação, emissão e renovação do seu AVCB e CLCB.

Veja também: