Controle de fumaça em edificações

Neste artigo iremos abordar quais são os principais critérios utilizados para realizarmos o controle de fumaça em uma edificação e outros locais como Indústrias, galpões etc.  E principalmente entender o porquê temos que nos preocupar em realizar um correto dimensionamento dessa medida de segurança considerada passiva. Caso você tenha dúvida em distinguir uma medida de segurança passiva e ativa acesse nosso blog onde temos uma matéria completa abordando sobre esse assunto.

O controle de fumaça é uma medida de segurança adotada na instrução técnica do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBMESP) IT – 15/2019.

Essa instrução técnica é dividida em oito partes, onde cada parte é aplicada em diferentes componentes de aplicação do sistema de combate a incêndio. Observação: No final desse documento você encontra todas as partes para download.

O principal objetivo dessas instruções técnicas é estabelecer parâmetros técnicos para implementação do sistema de controle de fumaça dos átrios, malls, subsolos, espaços amplos e rotas horizontais. Podemos citar como as principais aplicações:

  • A manutenção de um ambiente seguro nas edificações, durante o tempo necessário para abandono do local sinistrado, evitando os perigos da intoxicação e falta de visibilidade pela fumaça;
  • O controle e a redução da propagação de gases quentes e fumaça entre a área incendiada e áreas adjacentes, diminuindo a temperatura interna e limitando a propagação do incêndio;
  • Prever condições dentro e fora da área incendiada que irão auxiliar nas operações de busca e resgate de pessoas, localização e controle do incêndio.
  • É importante ressaltar que conforme a aplicação do sistema a que se destina, será usado diferentes materiais variando tempo de autonomia e vazões de extração.
  • Em casos de projetos que contemplem rotas de fugas verticais como escadas de segurança e escadas pressurizadas e rotas de fuga horizontais os sistemas devem ser compatíveis entre si.

Procedimentos adotados (condições gerais)

As edificações devem ser dotadas de meios de controle de fumaça que promovam a extração (mecânica ou natural) dos gases e da fumaça do local de origem do incêndio, controlando a entrada de ar (ventilação) e prevenindo a migração de fumaça e gases quentes para as áreas adjacentes não sinistradas.

Para obtermos um controle de extração de fumaça eficiente, as seguintes condições devem ser levadas em consideração em um projeto.

A divisão dos volumes de fumaça a extrair por meio de compartimentação de área ou pela previsão de área de acantonamento conforme (Figura 1);

 

 acantonamento

A extração adequada da fumaça, não permitindo a criação de zonas mortas onde a fumaça possa vir a ficar acumulada, após o sistema entrar em funcionamento conforme:    

zonas mortas

O controle de fumaça é obtido pela introdução de ar limpo e pela extração de fumaça. Conforme tabela da IT-15/19 parte 01 temos a seguinte tabela para o sistema de extração e introdução de ar.

tabela

A escolha do melhor sistema de extração de fumaça a ser adotado fica a critério do projetista, desde que atenda as condições descritas nas normas e instruções técnicas.

Não podem ser instalados, em um mesmo ambiente sistema de extração de fumaça natural e mecânica.

Aplicabilidade das medidas de segurança

Na realização do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio) devemos implementar essas medidas de acordo com as instruções técnicas vigente do Corpo de Bombeiros.

Para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros) é necessário que todas as medidas e segurança sejam atendidas.

A aplicabilidade das medidas de segurança citadas acima vai depender de vários fatores como classificação, carga de incêndio entre outros.

É de suma importância a consulta de um profissional capacitado para o correto enquadramento da sua edificação. Conte com a A5S Laudos e Engenharia localizada em São Paulo para realizar a sua certificação. Temos uma equipe de profissionais e especialistas altamente capacitados. Não corra riscos! Tenha acesso ao alvará do corpo de bombeiros e esteja de acordo com a legislação.

Clique nos links abaixo para download das ITs:

Voltar ao Blog SOLICITE UM ORÇAMENTO