As principais diferenças entre AVCB e CLCB

É uma dúvida frequente entre as pessoas que querem regularizar seus estabelecimentos junto ao órgão de corpo de bombeiros. O primeiro item a ser analisado para saber qual tipo de certificação seu estabelecimento deve aplicar AVCB ou CLCB são baseados em algumas classificações:

  • Classe de risco de incêndio: A classificação do risco de incêndio de um estabelecimento é avaliada de acordo com o tipo de atividade e materiais que compõe o local a ser licenciado;
  • Altura da edificação: Estabelecimentos comerciais com mais de 12 metros de altura e/ou maior que três pavimentos são classificados como um Projeto Técnico com emissão de AVCB;
  • Área construída: Área da edificação maior que 750 m são classificados como Projeto técnico com emissão de AVCB.

O CLCB é um certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros que tem a mesma eficácia do AVCB e pode ser aplicado em edificações que apresente baixo risco de incêndio, edificações que tenham uma altura menor ou igual a 12 m e área construída menor ou igual a 750 m não sendo permitido o desconto de áreas frias para efeito de cálculo de área construída. 

O CLCB pode ser solicitado por microempreendedores individuais. Não sendo necessário a realização de um projeto técnico mais complexo com as plantas e laudos ART’s.

É de grande importância entender as diferenças entre o AVCB e CLCB que são baseados em critérios estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros. Cada estado possui as suas normas vigentes, as informações fornecidas foram baseadas nas instruções técnicas do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo.

Voltar ao Blog SOLICITE UM ORÇAMENTO